quarta-feira, 30 de junho de 2010

Dia 28/06 - De Lakselv a Sodankyla


Saímos de Lakselv com sete graus, a estrada molhada da noite, e ainda com um pouco de vento!
Foram 399 km com um dia frio, ainda um pouco de vento e nuvens baixas, daquelas que nunca sabemos quando despejam sobre nós! Cairam ainda alguns pingos, mas, a chuva já não nos atrapalha! Resta somente melhorar a protecção das mãos contra o frio e a chuva.
A última cidade norueguesa que atravessámos (junto à fronteira com a Finlândia) chama-se Karasjok, onde existe o Parlamento Sami (antigos Lapões) povo que habita a Noruega, Suécia e Finlândia. Têm uma bandeira comum, e... quando chegar irei a internet saber mais sobre eles! Deixo-vos fotografias de um centro de divulgação da cultura sami e de ""merchandizing"!

Logo a seguir, entrámos na Finlândia. Terra de euros e muitíssimo maias barata do que a terra do petróleo!

A paisagem foi-se alterando, primeiro para uma aridez, ao mesmo tempo que o relevo se foi arredondando para as planícies que viriam a seguir.
Ao almoço, em Inari, comi uma sopa de queijo azul com apararas de rena fumada, que recomendo vivamente a quem passar por aqui! Ah!!! Na altura própria, esqueci-me de vos contar que o meu jantar em Honningsvag (a cidade junto ao Cabo Norte, foi um guisado de carne de baleia!!! Perdoem-me os ecologistas! Não resisti a provar! É carne com um ligeiro sabor a peixe, para o durito e vermelha escura! Não fiz fotografias por ter esquecido a máquina no Albergue.
Acabámos o dia em "Sodan - kúla" (é assim que se pronuncia nesta língua intratável!)
Uma vez mais numa "hytte". Aqui na Finlândia, é também uma forma de pernoitar mais barato e que se encontra ao dobrar da esquina!

1 comentário:

Unknown disse...

Hyvä Von Zecca,
Ilmeisesti sinulla on vatsa terästä, se tukee kaikkia ruokia. Hän valas, poroja ja siellä.
Mikä houkutteli minua eniten huomiota sinihomejuusto keitto, jota on ilo.
Jo se, minkä olen jo sanonut, Queiroz syvältä.
Jatkuva hyvä matka.
Omaksua
OM