segunda-feira, 21 de junho de 2010

Dia 19 - De Stryn a Alesund

Etapa com 301 km.
Tomámos o pequeno almoço no Albergue de Juventude de Stryn na companhia de um bem simpático casal de Barcelona, que, neste dia iam fazer um passeio a pé sobre um glaciar! Iriam munidos de "crampones" (como se diz em português?). Tinham estado no ano passado na Patagónia e... confirmaram ser esse o desino final!!! Voluntários para irmos lá de "Lambretta"?
Saímos de Stryn debaixo de chuva e com temperatura à volta dos 9º!
Dirigimo-nos para Geiranger no fiorde do mesmo nome (dizem ser o fiorde dos fiordes apesar de estar longe de ser o maior). O caminho até lá levou-nos a cerca de 1500 metros de altitude; em pleno mês de Junho a temperatura desceu ao 1º! Até lagos gelados havia!!!
Antes de começarmos a descer sobre Geiranger, levámos ainda com uma chuva de gelo que chegou a fazer gelar o parabrisas da mota!

A descida para a vila de Geiranger é alucinante! Uma sucessão de curvas a 180º numa estrada muito estreita e com nevoeiro na parte mais alta.
Como se vê nas fotos, só faltou um dia de Sol para se ver toda a beleza deste fiorde! Seguimos então para a terra dos "Trolls" conhecida por estas bandas por "trollstigen"! Lá no alto das montanhas onde eles vivem, voltámos a apanhar neve e frio; na noite anterior, caíu um nevão que atingiu acima dos 800 metros uma espessura de vinte centímetros! O que vale nisto tudo é que como dizem os noruegueses, nunca há frio, o que pode acontecer é, estar-se mal vestido!Chegámos finalmente a Alesund, onde não conseguimos lugar no Albergue nem num parque de campismo com as omnipresentes "Hytter" ou "cabins" à inglesa! Arranjaram-nos um "Bed & Breakfast" bom e barato para os parâmetros da Noruega!                                     




Sem comentários: