segunda-feira, 21 de junho de 2010

Dia 20 - De Alesund a Fannrem

Etapa de 363 km.
Mais uma história engraçada! Ao saírmos do Bed & Breakfast de Alesund ( era um B & B à norueguesa, pois não se tratava de uma casa familiar mas sim de um pequeno hotel com preços convidativos e umas instalações simples mas agradáveis) heis que, um tipo andava de volta da minha scooter pensei que queria ver a matrícula para saber a nossa origem. Engano, disse-me que gostava muito da minha Honda!!! Quando lhe disse que éramos portugueses, não é que se volta para mim e diz-me:
- Eu também falo português!!! (Isto num português escorreito)
Havia uma reunião nesse B & B de "Tradutores da Bíblia" e o nosso jovem era um missionário desde 1995 em Moçambique! Quando lhe disse que fizera a guerra colonial nessa terra nos fins dos anos 60, ficou estarrecido! Foi uma conversa muito agradável e falámos de sítios que conhecemos em circunstâncias diversas. Ficou de entregar em Moçambique, um abraço de alguém que tem por aquela terra um carinho especial!
Fomos visitar então Alesund na parte da manhã. Cidade muito bonita! Talvez a cidade mais bonita da Noruga! A sua situação geográfica num istmo de uma ilha e rodeada de outra ilhas algumas bem altas embora pequenas, dão-lhe um encanto muito especial!
Depois de mais uma travessia de ferrie para Molde, dirigimo-nos a Kristiansund pela "Estrada do Atlântico", uma sucessão de pequenas pontes e viadutos sobre ilhotes de pedra. Estava à espera de mais, na verdade é um pequeno troço de meia dúzia de km. Aqui fica uma visão dessa famosa estrada.

A fotografia não é minha! Fiz um filme desta travessia com a minha pequena câmara que não consigo passar aqui. Fica para mostar aos amigos quando voltar!
De seguida, passámos por Kristiansund de raspão. Pareceu-me uma cidade menos bonita; a pressa de atingir o Norte antes do Solestício de Verão era ainda uma miragem!
Perdidas as esperanças, resolvemos parar em Fannrem, já perto de Trondheim. Ficámos num parque de campismo, numa "hytte", modesta mas com tudo necessário. Vizemos ainda 7 km em cada sentido para irmos jantar num restaurante de estrada no meio do nada tal como o dito parque de campismo.

Sem comentários: