sábado, 19 de junho de 2010

Dia 18 - De Bergen a Stryn

Etapa de 439 km.
Saída debaixo de chuva de Bergen com a temperatura à volta dos 11º; levámos com uma hora e pouco de chuva que depois, foi amainando até reaparecer com mais intensidade para o fim do dia.
O mau tempo não permitiu uma vez mais que víssemos Bergen lá do alto! Talvez um dia lá volte!
Sucessão impressionante de tuneis, tendo nós atravessado o maior do Mundo, o de Laerdal com 25 km!!! Os mais antigos estreitos e mal iluminados, metem algum respeito; há que reduzir a velocidade que já de si é muito baixa por estas bandas. Oitenta km/h nas estradas, mas... muitas mas muitas vezes 70, 60, 50 40, e 30 km em zonas habitacionais ou de escolas.Tolerância 0 e muitos radares!
Almoço em Laerdal e uma história engraçada! O Fernando ouviu duas brasileiras com um bebé que passavam junto ao café onde almoçávamos. O dono do mesmo quando estas voltaram a passar, chamou-as e pediu-lhes ajuda para ver se conseguiam perceber o que dizíamos! Dirigismos-lhes então em português! Não fazem ideia da satisfação no rosto daquelas duas raparigas desterradas na Noruega numa vilinha perdida no meio dos montes!
Depois do almoço fizemos então mais 50 km (ir e voltar a Laerdal) para visitarmos a igreja de madeira de Borgund, preciosidade do século XII.
Das cerca de 1000 que houve na Noruega, restam 28, sendo esta mais bem conservada, praticamente no seu estado original.
 No velho atlas do Dr. João Soares (pai do Dr. Mário Soares), nos tempos do meu 4º ou 5º ano do liceu, lá está a preto e branco uma fotografia desta igreja! Ficou para sempre na minha mente como uma das coisas que gostaria/haveria de ver! Pois vi-a!
Chegados tarde e cançados a Stryn, o GPS fez-nos andar para a frente e para trás à procura do mesmo; por fim, lá o encontrámos. Jantar numa pizzaria e cama para mais uma etapa!

1 comentário:

Unknown disse...

Caro motard,

A igreijinha, é na verdade um mimo.
Quanto ás brasileiras é, sempre com alguma alegria que se descobre alguém que fala a nossa língua, num lugar em que não se está muito á espera.
Por aqui,não acontece nada de importante, a não ser, mais uma brilhante vitória dos nossos leões, desta vez no campeonato nacional de FUTSAL, título ganho ao Benfica, com duas victórias em pleno pavilhão da Luz.
E, ficamos por aqui. Continuação de boa viagem e, fico a aguarda as próximas notícias.
Um abração do

OM