segunda-feira, 5 de julho de 2010

Dia 3/07 - Chegada a Estocolmo

Depois de uma noite mal dormida, por causa de cervejas e conversa com os nossos amigos alemães, e a preocupação da chegada ás 6,30 da manhã, lá desenbarcamos na capital Sueca.
Não tive a oportunidade de ver a aproximação à cidade pelas razões atrás descritas, o que foi certamente uma pena! A entrada no porto de Estocolmo faz-se através de centenas de pequenas ilhas onde o ferrie passa a razar tal como à saída de Turku na Finlândia.
Estocolmo é uma cidade linda e arranjada como não conheço outra! Tudo no seu sítio, mistura de velho com novo, não se vendo um prédio em mau estado! Respira-se organização e poder económico!

O Palácio Real na parte velha da cidade e um guarda real nada marcial! Em baixo, o museu Nobel. Visitámos a cidade num barco com o sistema dos auto-carros de "Sobe e desce" que existem em todas as cidades. De barco através das ilhas e canais que formam Estocolmo, num dia com as temperaturas a rondarem os 30º, foi bem agradável.A quantidade de barcos antigos ancorados ao longo do percurso, como que um museu vivo, fez-me pensar no que estamos à espera em Lisboa para fazrmos qualquer coisa de parecido! (País de marinheiros?)


Cidade cosmopolita, cheia de vida, restaurantes, espectáculos, gente na rua (aproveitando o bom tempo) e que me pareceu não se gastar em centros comerciais!!!
Bem merece uma estadia maior em próxima oportunidade!

Sem comentários: