sábado, 3 de julho de 2010

Dia 1/o7 - De Suonnenjoki a Helsínquia

410 km com um tempo razoável, calor, mas que não nos livrou de apanharmos um aguaceiro já perto da igreja de Petajavesi (!763/1764), toda em madeira, como podem ver pelas fotografias que vos deixo. Esta igreja está classificada pela Unesco, como herança da Humanidade.
Após a visita, atestar os depósitos e um almoço num pequeno restaurante de aldeia, rumámos a Helsínquia com o intuito de ainda vermos alguma coisa da cidade. A capital finlandesa, tem ainda uma notável influência russa na arquitectura. Não nos esqueçamos que, a Finlândia só se tornou independente da Rússia em 1917, após a revolução comunista entretanto ocorrida naquele país vizinho. Durante quase a totalidade do século XIX e até 1917 era um Grão-Ducado com certa autonomia dentro do Império Russo.
Curiosamente, existem ainda alguns monumentos e estátuas de imperadores russos e czarinas! Aqui fica a estátua de Alexandre II e ao fundo a catedral luterana construída ao tempo deste imperador russo. Notem ainda a águia bicéfala, símbola da coroa russa.
Voltando um pouco atrás, não é que pouco antes de chegarmos a Helsínquia, quem é que encontrámos na auto-estrada? Os nossos amigos Harry e Bernard, dois dos três alemães com quem fomos subindo desde Bodo (Noruega) até ao Cabo Norte!!! Em Helsínquia, voltámos a encontrar-nos  durante a visita que fizémos à catedral Luterana, já depois do jantar e... ainda uma terceira vez numa esplanada onde bebemos uma última cerveja ! Cá ficam para mais tarde recordar! Acabou assim o dia da nossa chegada a Helsínquia!

Sem comentários: