sexta-feira, 23 de maio de 2014

25 de Maio de 2012 - 7ª etapa, de Bastia a Isolella (Córsega)

Etapa com 156 km até à casa do meu velho amigo Jean Pierre de Noyers sur Cher (Blois).
Vive agora reformado, permanentemente na Córsega.
Aí ficámos quatro dias, até 28 de Maio com as motas a descansarem no jardim do nosso anfitrião e a passearmos no carro de "mon ami Jean Pierre"!
Bastia, 25/Maio



Velha amizade iniciada em 1967, ano em que fui para a tropa!
Napoleão em Bastia
Ainda hoje estou para saber como consegui um passaporte em 1964 com dezoito anos e o fui renovando e obtido as necessárias licenças militares para fazer as minhas férias (à boleia) além Pirinéus!
Os corsos dedicam uma grande e especial veneração ao seu conterrâneo Napoleão Bonaparte; tanto assim que, até lhe erigiram estátuas mascarado de imperador romano


A Córsega é uma ilha montanhosa e duma beleza a toda a prova!
Os meses de Maio/Junho são óptimos para se viajar por lá de mota; as estradas reviradas têm ainda pouco trânsito (comparativamente a Julho/Agosto) e a oferta hoteleira e restauração começa já a dar sinais de vida; no Inverno, fecha praticamente tudo!
Há que ter em atenção a forma como estes nossos amigos insulares conduzem! Imaginem uma mistura de franceses do sul e italianos (para muito pior)! Comparativamente connosco portugueses, até parecemos uns "meninos de coro"!!!

Ao fundo, eu com o Jean Pirre à minha direita.
Almoçarada em que, convidou alguns casais amigos de Ajjacio.



A casa deste meu amigo é à beira mar, em Isolella no Golfo de Ajjacio, com o mesmo nome da capital corsa que fica do outro lado deste golfo.
Um dos passatempos deste amigo é pescar para seu próprio sustento e para os amigos!


E esta? Garagem para o carro não tem nem quer!
Para o barco, hei-la!




Les "vieux" amis se promenant à Ajaccio!












Pas mal la biére corse!







Numa pequena rua do centro de Ajaccio,
a casa onde nasceu Napoleão Bonaporte.





Durante a estadia na Córsega,

decorria a semana de vela de barcos
clássicos; aqui fica para quem gosta de barcos clássicos, como eu!


- Para fins de Maio, a temperatura da água no Mediterrâneo até já era razoável!
Ao fundo, Ajaccio.

Intercâmbio culinário!
Transportado de mota desde Lisboa, um bacalhau de grande categoria e ainda um excelente azeite alentejano! (Herdade do Esporão)
Mon ami Jean Pierre não alinhou no azeite!!!
"Estragou" o bacalhau com uma espécie de mayonnaise amostardada!!!
Ah estes chauvinistas da culinária francesa!


Cá vai o intercâmbio!
Umas andouillettes de Troyes! São uma espécie de enchido feito com tripas de porco! Eu gostei, mas... para os mais esquisitos, aqui fica um link para um artigo do Miguel Esteves Cardoso sobre este petisco da terra do Asterix!
Definitivamente não consigo (por agora) colar aqui o link! Quando o conseguir fazer colocá-lo-hei aqui!



Já no cais de Ajaccio, o Von Zecca e as motas aguardando o ferrie para Marselha.

O camarote
No tombadilho já a navegar para Marselha.

Sem comentários: